Liberdade de expressão no seu auge, com uma atitude interventiva e uma educação rock. Em 18 de Maio de 2018 lança o seu primeiro EP, intitulado; "HEAR" com 4 faixas originais. Aquí, as fronteiras musicais são ignoradas, premiando a honestidade de momentos e a crueza de sentimentos concebidos entre as mensagens retilíneas de um humano e os sons dos seus instrumentos.
A Ronda da Madrugada está a comemorar o seu vigésimo aniversário e, para marcar a efeméride, iniciou este ano a gravação de seis novos temas originais nos estúdios da Valentim de Carvalho em Lisboa, misturados pela equipa da Valentim de Carvalho, Nelson Carvalho e João Mendes e Masterizado em Nova Iorque por Andy VanDette no Masterdisk Studios. Em abril rodou em Santa Maria, no mítico Central Pub, o Vídeo Clip “Se tu visses o que eu vi”, da responsabilidade da equipa de produção Miguel Aguiar Filmmaker e coordenação de Ricardo Batista, apresentado ao público durante o mês de Julho.
Em Agosto, foi lançado o EP “VINTENA”, o quarto trabalho da banda, e preparado um Concerto Aniversário no Festival Maré de Agosto. Pela primeira vez na história da Ronda, o concerto ao vivo foi gravado na integra para ser editado em CD. O quinto trabalho “RONDA DA MADRUGADA AO VIVO NA MARÉ DE AGOSTO” será lançado até ao inicio de 2019.
(FK), definida pela vontade constante de recriar e inovar, consiste num colectivo de músicos que se conhecem pessoal e musicalmente, por estarem ligados desde novos à música filarmónica e às bandas.
Formação composta por músicos de várias áreas e influências musicais, desde do clássico, ao jazz, passando pela música tradicional portuguesa, numa fusão de estilos que caracteriza a sonoridade da banda.