Em 2008 três canalhos iniciaram esta viagem com a formação de festa transmontana, gaita, caixa e bombo. Desde ai até hoje, as raízes estenderam-se dando forma a um grupo de 11 músicos, quase todos vindos dos campos da música erudita, criando uma sonoridade original, complexa, em que o denominador comum é a identidade da música tradicional. Com uma linguagem que deriva desde a ortodoxia até ao experimentalismo (passando por névoas de jazz, reggae, rock e outros estilos) a criação resulta num estilo ecléctico e diferenciado, com recriações de temas tradicionais e criações de temas originais sem nunca renegar o que nos une: a alma transmontana. 

cheganahora_semfundo.png

detrás dos montes, criado da enxertia de uma cepa ancestral, com a teimosia das fragas...

live RURAL é o mais recente caminho, uma necessidade de expressão e de dar continuidade ao projecto "Gaitas de N2ORTE a Sul" com apoio INATEL.

Um dos objectivos do projecto é a recolha e partilha das vivências do caminho, caminho este que é a vida.

Nestes sets apresento os meus gostos musicais que são as minhas referências e na sua grande maioria também, orgulhosamente, amigos. 

No momento, pois são lives, faço o que me vai na alma, ligando e sobrepondo temas únicos, com o acrescento de loops compostos por mim de recolhas minhas e de amigos.

Uma das formas de apresentação é um "vs" com DJ Gaiteirinho.

Foi a força do destino que criou a nossa amizade e nos uniu com a força e a teimosia das fragas e o mercado que nos fez nascer para este desafio.

Folk Progressivo Pneumático é a nossa descrição por parte do público.

2 Dj; 2 Histórias de vida e preferências musicais muito cuidadas e dispares entre si havendo um complemento de terra e vanguardismo sonoro com a gaita transmontana como fio condutor.